Costa Rica
Revoadas de pelicanos fazem companhias aos surfistas até nas praias mais movimentadas. Iguanas gigantes estão por todos os lados. Em plena autopista, é possível parar sobre uma ponte e observar dezenas de crocodilos. Um oásis de estabilidade e relativa prosperidade, o que lhe rendeu o apelido de “Suíça da América Central”, a Costa Rica é o país com maior porcentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo, abrigando 5% da biodiversidade terrestre: são 35 parques nacionais (muitos deles com excelente e completa infraestrutura turística) e oito reservas biológicas, cujas superfícies somadas correspondem a 26% de seus 51 mil quilômetros quadrados. Em outras palavras, um dos melhores e mais cômodos lugares do globo para o ecoturismo.
Pouco menor que o estado do Rio Grande do Norte, a Costa Rica se divide em três regiões radicalmente diferentes. Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, que somam juntas 1.228 quilômetros de praias, costões rochosos e manguezais e são separadas por uma coluna de cordilheiras. Isso significa que, sem desmanchar o penteado, em um mesmo dia é possível tomar café da manhã à beira do quente e úmido litoral do Caribe (o menos explorado do país), subir ao topo de um vulcão e chegar à árida costa do Pacífico (onde estão as praias mais conhecidas, como Tamarindo) a tempo de curtir o pôr do sol – forte candidato ao mais perfeito da sua vida – de piña colada em mãos.
O Aeroporto Internacional Juan Santamaría é o principal aeroporto da Costa Rica. Existem outros 3 aeroportos internacionais no país, mas só o Aeroporto Internacional Daniel Oduber em Liberia, Guanacaste recebe voos internacionais programados da Europa.
Sendo um país tão pequeno, chega a impressionar a diversidade de condições climatéricas que é possível encontrar na Costa Rica. Existe uma estação seca de novembro a abril, a que os locais chamam verano, e uma estação chuvosa entre maio e outubro.
Principais Cidades:
San José
Monteverde
São José: Excursão de um dia ao Parque Tortuguero
Duração: 12h
Suba a bordo de um barco enquanto navega pela selva do Parque Nacional Tortuguero. Rodeado por floresta tropical, que abrange mais de 29.000 hectares, absorva a magia desta paisagem verdejante. Ao navegar pelos canais da selva, veja tartarugas marinhas verdes nativas, além de outros animais em extinção, como preguiças, macacos e peixes-boi. Há também inúmeras borboletas coloridas, tucanos, garças, crocodilos e muito mais.
Excursão Vulcão Arenal, Cachoeira La Fortuna e Termas
Duração: 10h
Caminhe pela trilha de fácil dificuldade ao longo do rio de águas cristalinas La Fortuna. Aviste sua próxima parada ao longe e em seguida comece a caminhada de volta por uma escadaria na selva. No meio do caminho, há uma alta ponte suspensa para atravessar. A trilha segue mais abaixo pelo enorme cânion, que foi moldado por uma mega-erupção vulcânica. No fim do cânion fica a espetacular cachoeira La Fortuna. Surpreenda-se com a vegetação exuberante em seus penhascos de 70 metros de altura, com as enormes rochas vulcânicas em sua base e com a quantidade de água que cai em sua enorme reserva. Aproveite para desfrutar da beleza do local e, se tiver coragem, para dar um mergulho refrescante.
Playa Tamarindo: Pôr do sol vela e mergulho excursão
Duração: 4h30min
Navegue ao longo da Gold Coast da Costa Rica em um cruzeiro de 4h30min pelo pôr-do-sol, passando pelas exóticas baías de Guanacaste, praias de areia branca e selvas tropicais. Fique de fora da proa com uma bebida tropical gelada na mão enquanto examina os mares em busca de golfinhos, tartarugas marinhas, peixes voadores ou mesmo uma baleia que esteja rompendo.
Radisson Hotel San Jose |
![]() |
Wyndham San Jose Herradura |
![]() |
Barceló San José |
![]() |