Um grupo de professores e acadêmicos do curso de Psicologia da Atitus vivenciou, nesta semana, uma experiência única ao conhecer o Museu da Loucura, que pertence ao Hospital Colônia, localizado na cidade de Barbacena em Minas Gerais. Durante a viagem, o grupo também esteve em Ouro Preto, onde conheceu os principais pontos turísticos da cidade.
Museu da Loucura
No passado, a cidade ficou conhecida pelo tratamento recebido pelos internos do Hospital Colônia. Em uma ala do prédio funciona, desde 1996, o Museu da Loucura, com acervo de fotos e equipamentos psiquiátricos, além de pinturas e desenhos feitos pelos pacientes. Durante a visita ao Museu da Loucura, é possível acompanhar a evolução na trajetória da psiquiatria como especialidade médica a partir do século XIX, com destaque para a criação, em 1852, do Hospício Dom Pedro II, primeiro hospital psiquiátrico do Brasil. Em seguida, a exposição traz a inauguração do Hospital Colônia de Barbacena, em 1903, apontando, a partir deste momento, os caminhos e descaminhos percorridos na área da psiquiatria ao longo da história. As barbáries e mortes ali ocorridas, trouxeram-lhe a associação ao holocausto. Para a psicologia, conhecer esse passado permite um presente e um futuro mais ético e humanizado no seu contexto de atuação.
A professora Dra. Josiane Razera, psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Atitus, integrou o grupo que esteve em Minas Gerais. Segundo ela, há algum tempo compreendeu que uma formação só é completa quando é possível proporcionar experiências que transformam a visão de mundo. “Habilidades técnicas são importantes e garantimos isso por meio de um currículo inovador e generalista, porém as competências voltadas à humanização requerem um esforço extra. As pessoas se tornam mais humanizadas quando se deparam com sua história e sua origem. Conhecer os erros do passado, como o exemplo do hospital psiquiátrico de Barbacena, minimiza a ocorrência de erros no presente e futuro. Transformar vidas por meio de uma educação que gera prosperidade é a missão da Atitus Educação e, o curso de psicologia está plenamente alinhado ao objetivo Instituciona”, frisa.
Conforme a professora Josiane contar com o apoio de uma agência de viagens, como a Big Dream, muda completamente a experiência. “Ficamos focados em conhecer tudo que as cidades nos proporcionaram e deixamos que os detalhes técnicos da viagem fossem organizados pelas especialistas em viagem. Viajar com a tranquilidade de ter alguém pensando nos detalhes operacionais por nós, é maravilhoso.A Big nos auxiliou em todos os momentos, de forma rápida, assertiva e carinhosa. Tudo só tornou nossa experiência ainda mais especial”, reitera.
Já a acadêmica, Luiza van Riel Weidlich, que está no 4° semestre do curso de psicologia, apontou que essa, com certeza, foi uma das experiências mais marcantes que já viveu. “Poder compartilhar conhecimentos, experiências e momentos inesquecíveis com os professores, amigos e colegas não tem preço. Todos os lugares que visitamos carregam muitas histórias, todos eles possuem grande importância. Belo Horizonte e Ouro Preto nos encantam contando a história do nosso país, e o Museu da Loucura, em Barbacena, nos lembra da importância da Luta Antimanicomial e direitos humanos. Só tenho a agradecer por essa oportunidade e por toda a dedicação da equipe Big Dream, pois essa viagem com certeza ficará na memória de todos nós”, salienta Luiza.
Galeria de Imagens
CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS
Reserve sua viagem ou tire sua dúvida
Fale Conosco
Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.