Voltar

28.06.2024

Surpreenda-se com a história de Constantinopla a Istambul

A Turquia tem vários atrativos, mas a cidade de Istambul, sua história e geografia incríveis é um dos locais do mundo que você deve visitar para ampliar sua visão de mundo. O relato é do sócio da Big Dream, Cláudio Franz, que realizou uma viagem e esteve em três países e dois continentes. Confira:

“Saindo do Brasil passei pela Itália, fui até o Egito e Turquia para visitar fornecedores e realizar algumas reuniões de trabalho. Separei a cidade de Istambul para esse depoimento pois foi o local que escolhi para fazer uma parada da rotina corrida para completar 40 anos, comemorando e fazendo reflexões importantes de vida em um local simbólico, entre a Santa Sofia e a Mesquita Azul, um ótimo lugar para explicar a energia que essa cidade passa para quem a visita”.

A cidade

Istambul é dividida pelo estreito de Bósfaro que liga o Mar Negro com o Mar Mediterrâneo. Eh um dos poucos lugares do mundo que você pode visitar dois continentes em alguns passos, afinal temos a Europa de um lado e Ásia de outro. Essa mistura cultural deixa a cidade vibrante com um estilo único de receber os turistas. Se tornou uma das cidades mais visitadas do mundo nos últimos tempos, principalmente por estar com uma moeda desvalorizada, o que a tornou barata principalmente para europeus que estão mais próximos e podem ter um final de semana visitando atrações turísticas turcas. Além de ter uma rede hoteleira muito vasta, para quem gosta de turistar a pé, o centro antigo permite se hospedar bem e poder fazer muita coisa sem depender de transporte. A dica realmente é ter um guia, pois existem alguns horários que o trânsito na cidade antiga fica intrafegável e você terá vantagens com alguém que conhece bem a região. Já se você quiser mais tranquilidade, a dica é ficar nos hotéis do novo centro, região de novos edifícios, lojas de marca e trânsito mais tranquilo. Nessa região o deslocamento vai precisar de transporte público ou traslado privado para os principais pontos turísticos. São muitas mesquitas por onde você olhar, cada uma com sua beleza, principalmente chamando para a oração muçulmana que ecoa por toda cidade. Não será em todos locais que encontrará alguém falando em inglês mas sempre verá um povo acolhedor em uma cidade relativamente segura por seu tamanho.

A História

Mesmo não sendo um historiador gostaria de deixar a minha visão desse lugar que tem a condição de atrair pessoas de todas religiões, da modernidade até a antiga história de conquistas, até quem gosta de passeios e compras. Preciso começar falando que Istambul já foi capital do Império Romano continuado pelo Bizantino, na época chamada de Constantinopla (330 d.C), tempo em que a cidade já exercia uma importante influência global. Após o Império Latino perder o comando para os turcos do Império Otomano sua história variou de igrejas e mesquitas, com algumas delas sendo convertidas várias vezes, transformando a presença de católicos para mulçumanos, hoje, sendo a sua grande maioria, mesmo tendo em Istambul um dos Patriarcados da Igreja Católica Ortodoxa, o equivalente ao Papa e a Roma para os Católicos Apostólicos Romanos. Resumindo, você poderá sentir a história medieval, entender algumas cruzadas, o papel da religião e da força militar de centenas de anos com impérios diversos, conectando essa mistura cultural com o atual mundo globalizado.

Culinária

Por toda história se espera um lugar de muitos sabores, pratos diversos com mistura de terra e mar. Encontra-se tudo isso na Turquia. São muitas especiarias! Inclusive recomendo uma passagem pelo mercado de especiarias, afinal temos muitos temperos que lá existem em abundância com bons preços e quando em embalagens ou fechados a vácuo e devidamente identificados podem ser embarcados para o Brasil para brilharem na nossa cozinha. Não faltam opções de bons lugares para se comer. Pode ser uma mesa nas ruelas para um prato turco tradicional ou em terraços com vista para as mesquitas ou uma comida de rua rápida, principalmente se for um doce tradicional que você pega pela vitrine mais bonita. Diferente de alguns países onde a proteína, principalmente de gato, é muito cara, a Turquia oferece acesso a carnes de cordeiro e gado, por exemplo, a preços muito justos. Obviamente se escolher um local próximo de grandes pontos turísticos, vai pagar mais para uma refeição que um local tradicional mais distante das ruas mais movimentadas. 

O que visitar

Bom, começo dizendo: visite o aeroporto. Não é tradicional falar isso, mas como ele já foi eleito um dos melhores do mundo alguns anos, fica a dica de antes de terminar sua viagem, vá um tempo antes para o aeroporto, pois quando passar pelo processo de segurança para embarcar vai se surpreender com uma ampla área de convivência, compras, alimentação que é moderna e muito diferenciada. Mas vale lembrar também que ele é distante do centro e precisa programar bem sua ida se for em horário de trânsito para não perder seu voo. Além disso, se na chegada a cidade você tiver algum transporte ou guia te esperando que não seja um familiar, eles não podem ficar no portão de desembarque, diferente da grande maioria dos aeroportos, precisam esperar em um local específico e fora do saguão. 

Agora vamos para as dicas mais tradicionais. Quem gosta de fazer compras estará em um verdadeiro paraíso. Obviamente cuidado com produtos falsificados. Istambul é a capital desses produtos. Se quiser comprar algo de marca, procure uma loja específica. Uma grande avenida cheia de lojas de marca possibilitam compras a preços razoáveis dependendo do câmbio.  Visitar o mercado de especiarias é um verdadeiro oásis para quem gosta de cozinhar. Lembre da dica acima de comprar apenas produtos embalados corretamente para não ter problemas alfandegários. Também é um bom lugar para comprar chás, algumas frutas secas e doces. Não tem como ficar de fora das principais mesquitas. É uma visita incrível, indiferente de sua religião. Lembre-se de não ir nesse passeio de bermuda e as mulheres têm a recomendação de se cobrir com véu, principalmente se quiser acompanhar alguma das orações. Importante nessas mesquitas estar com um guia local para que você não precise esperar em filas e saiba as histórias incríveis que cada uma delas tem. Uma vista na Catedral de São Jorge trará um conhecimento muito legal sobre a história Ortodoxa. Conheça as galerias no centro histórico, cheias de presentes para viagens, as ruelas com restaurantes e doces incríveis que vale a pena se perder em cada uma delas, mas não deixe de fazer um passeio ao pôr do sol pelo canal de Bósforo. Existem opções com refeição e só passeio. Eu aconselho o passeio para poder olhar para todos os lados, tirar muitas fotos e conhecer os bairros de Istambul por outro viés, afinal a refeição perfeita é também no por do sol em algum terraço que tenha vista para toda cidade, onde você poderá sentir a vibrante energia desse local incrível. 
 

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.