Esta é uma pergunta que eu não fazia até 2018, época que conheci esse país maravilhoso.
Me chamo Josiane, sou psicóloga e professora universitária. Vícios?! Sim, viajar! Conhecer novos países e culturas para mim é claramente uma forma de dar sentido à vida. Vou usar este espaço para falar um pouco do meu amor por viagens e, mais recentemente, meu encanto pelo Japão!
Já li e ouvi falar muitas coisas interessantes sobre a cultura japonesa, contudo nada substitui sentir, vivenciar e experienciar essa pequena parte da Ásia. Os japoneses são um povo admirável em vários aspectos: tecnologia, transporte, organização, ciência e acima de tudo, senso de coletividade. Como boa psicóloga, é claro que o comportamento humano é sempre um dos pontos que costumo observar e explorar quando conheço outros países. O primeiro impacto – positivo é claro – foi o silêncio encontrado no metrô, foi quando lemos que lá é considerada uma falta de etiqueta/respeito atender o celular no metrô, isso mesmo, ninguém precisa saber nada sobre a sua vida. Aliás, o fone de ouvido é altamente recomendado e usado. São pouquíssimas as lixeiras espelhadas pelas ruas, muito diferente do que se vê por aqui, e mesmo assim é incrivelmente limpo, pois ninguém joga lixo no chão, cada um é responsável pelo lixo que gera. A sensação de segurança também é destaque, se você deixar sua mala na rua, sair e voltar algumas horas depois pode ter certeza que suas coisas continuarão no lugar deixado. É algo simples e básico, ninguém mexe no que não lhe pertence, e isso não é só teoria, é prática.
Quando se fala em uma realidade tão distante da nossa, é natural ter medos e receios. Talvez um dos mais temidos seja a comunicação. Sim, a língua é algo que geralmente se teme, já que inglês não pode ser considerado, necessariamente, uma vantagem. Contudo, não falar japonês não é um grande problema. Pois bem, a comunicação não verbal somada à hospitalidade do povo japonês ajuda muito e foi desta forma que chegamos até o hotel em que estávamos hospedados, a saber: um gentil cidadão japonês, comprou nossos tickets e nos colocou no trem. O mais interessante nisso é que ele deduziu, após nos ver parados na frente do gigantesco painel de linhas de metrô, que precisávamos de ajuda, mesmo sem pedir. A nossa parte... mostrar pelo celular o nome do hotel.
Imagino, também, que pode haver algum receio com a alimentação. Pode-se dizer que é de fácil acesso e de custo justo. Tóquio, a metrópole mais populosa do mundo, te oferece muitas opções, inclusive comida brasileira.
Você encontrará de tudo um pouco, algumas atrações mais contemporâneas, outras um pouco mais conservadoras. Quioto está entre as mais conservadoras da cultura japonesa, em minha opinião, é uma das cidades que não pode faltar no seu roteiro, é um dos charmes do Japão, uma imersão na cultura... Cercada por centenas de templos, é bem comum cruzar com uma gueixa, um samurai e aí é só viajar na história.
Por fim, não tem como não conhecer o Japão! É lindo, é incrível, é uma vivência única. Eu aposto que sentir essa experiência poderá mudar a sua forma de ver o mundo.
Galeria de Imagens
CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS
Reserve sua viagem ou tire sua dúvida
Fale Conosco
Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.