Os temas relacionados à área do turismo na região Norte do RS estiveram em pauta, nesta terça-feira (12), durante evento realizado em Passo Fundo. Os assuntos foram abordados pelo assessor do Governo do Estado, Mateus Wesp. Além da concessão do aeroporto, foram discutidas outras pautas, como uma nova linha de crédito do Badesul para o setor de turismo, com foco em bares, restaurantes, agências de viagens, empresas de transporte e hotéis. A reunião foi promovida pelo Grupo Norte Gaúcho de Turismo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Passo Fundo (SHRBS).
Na oportunidade, Wesp detalhou que o edital de concessão do aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo será lançado entre dezembro deste ano e janeiro de 2025 com ajustes para atrair investidores. Conforme o assessor do Governo do Estado, o edital trará uma nova taxa de retorno para investidores e atualização nas tabelas de custos operacionais e investimentos, que foram reajustadas para os valores de 2024. A concessão prevê 30 anos de administração, manutenção e ampliação do aeroporto, com objetivo de sustentar o crescimento regional.
Também foram apresentados ao público presente dois grandes projetos que estão sendo implantados em Passo Fundo e que beneficiam toda região. O primeiro será o Hotel Transamérica que vai operar dentro do lançamento imobiliário ICON da ECB Group na torre comercial Vision nos próximos 4 anos. O segundo foi o lançamento do novo curso tecnólogo da UPF em Gestão de Turismo que está com inscrições abertas e inicia o período letivo em 2025.
Segundo Cláudio Franz, sócio da Big Dream Viagens, o intuito de organizar as pautas neste ano de 2024, está focado no próximo passo que será dado em 2025: a organização do setor regional em pró da operação de atrações turísticas e de eventos. Gerar renda e atrair turistas gaúchos e de outros estados para municípios em um raio de até 150 quilômetros de Passo Fundo. Somos o agente que pode reunir essas 50 empresas e instituições que estão no grupo com o propósito claro de aumentar o PIB nos próximos anos em todos os negócios envolvidos com o mercado de turismo, comenta Franz.
De acordo com a sócia da Big Dream, Elisandra Fachi, um grupo unido como o Grupo Norte Gaúcho de Turismo, composto por essas empresas e instituições, permite a criação de estratégias conjuntas e articulações do setor, para atrair visitantes de dentro e fora do estado, gerando novos fluxos de renda e fortalecendo a economia local.
“Quando unimos nossas forças e trabalhamos juntos, conseguimos organizar e promover atrações de maneira mais eficiente, investir em infraestrutura e marketing com maior impacto, e oferecer serviços que beneficiem tanto os turistas quanto a comunidade, criando um cenário de prosperidade compartilhada em que todos ganham”, destaca.
O próximo encontro do grupo será no mês de fevereiro de 2025 já com a construção e mapeamento de todos negócios que podem fazer parte de um roteiro turístico regional.
Galeria de Imagens
CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS
Reserve sua viagem ou tire sua dúvida
Fale Conosco
Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.