O arquipélago de Fernando de Noronha fica localizado a 545 km da costa do Recife (PE) e é formado por 21 ilhas e ilhotas. A população local é de aproximadamente 3,5 mil habitantes, número que aumenta muito com a visita frequente de turistas de diversos locais do Brasil e do mundo.
Com um delicado ecossistema, a região possui um turismo controlado, sendo desenvolvido de modo sustentável para manter as características da sua fauna e flora. Praias de águas quentes e límpidas, onde é possível ver golfinhos e tartarugas marinhas, são um dos pontos altos deste que é um dos destinos mais buscados pelos turistas.
Noronha é um paraíso para quem ama aventura e contato com a natureza. O local é ideal para a prática de mergulho, flutuação e trekking.
O que conhecer por lá?
Tem muita coisa incrível para ver por lá, mas te ajudar, trouxemos algumas dicas especiais.
Praia do Sancho: Essa é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. É possível chegar até ela pelo mar ou a pé. Nesta praia se encontram águas transparentes e areia clara, além de uma linda vista do alto da falésia.
Baía dos Golfinhos: Quem quer ver golfinhos não pode deixar de visitar o local. Do alto do mirante é possível ter uma vista privilegiada. Porém, por ser um espaço de preservação, não é permitido acessar a praia.
Praia do Leão: A praia faz parte do Parque Nacional Marinho e por isso conta com acesso controlado. É um dos locais preferidos das tartarugas, desta forma todo cuidado com a preservação é fundamental.
Praia de Atalaia: Fica no entorno do Morro do Frade e é um local apropriado para a prática de snorkel. Rodeada por uma areia branquinha, é um verdadeiro aquário natural.
Praia do Porto: Considerada umas das praias mais pitorescas, possui muitas embarcações ancoradas. Águas calmas e transparentes são sua marca registrada, mesmo na época de swell.
Praia do Cachorro: Marcada pelas barracas simplesinhas, possui mar cristalino e conta com restaurantes e lanchonetes na Vila dos Remédios.
Praia do Meio: Até poderia ser considerada uma praia deserta, não fosse pelo Bar do Meio, um grande espaço de badalação, sendo o beach point mais disputado da ilha.
Praia da Conceição: Ideal para pegar sol e relaxar no fim de tarde durante todo o ano.
Praia da Cacimba do Padre: É a sede das etapas de campeonato de surfe que acontecem em Fernando de Noronha. Também é uma ótima opção para quem deseja almoçar com o pé na areia, uma vez que conta com barracas-restaurantes junto à área do estacionamento.
Baía dos Porcos: Não é uma praia boa para tomar sol, mas é ideal para a prática de snorkel.
Parque Nacional Marinho: É preciso adquirir ingresso, que pode ser comprado diretamente no local ou on-line (www.parnanoronha.com.br). O ingresso tem validade de 10 dias. Quem deseja fazer trilhas precisa realizar o agendamento prévio.
Qual a melhor época para visitar?
Vai depender muito do objetivo da visita.
Março a junho: Baixa temporada. Preços mais acessíveis devido a alta nas chuvas, mas ainda assim é possível aproveitar a praia.
Julho a fevereiro: Alta temporada.
Setembro e outubro: Ideal para mergulhos.
Dezembro a fevereiro: Ideal para a prática de surfe e alta temporada de cruzeiros.
Agosto e setembro: Ideal para aproveitar o mar. Águas calmas.
Taxa de Preservação Ambiental
Por ser um local de preservação ambiental é preciso pagar uma taxa, conhecida como TPA - Taxa de Preservação Ambiental. É um tributo estadual destinado à manutenção das condições ambientais e ecológicas. O valor é progressivo de acordo com o período em que o turista irá permanecer na ilha.
É possível fazer a compra de maneira on-line através do site www.noronha.pe.gov.br, mas de qualquer forma será necessário retirar o comprovante no local. É importante guardar o comprovante do pagamento da taxa, pois o mesmo será exigido no check-in do seu voo de retorno.
Noronha e a pandemia
Fernando de Noronha não está no regime de quarentena estabelecido para o estado, porém segue com restrições específicas. Está proibido o funcionamento de todas as atividades não essenciais, das 22h às 5h, em todos os dias. Festas, shows, eventos sociais ou corporativos seguem proibidos, tanto públicos como privados.
Em toda a faixa de areia está proibida a utilização de som, seja em bares, lanchonetes, restaurantes ou estabelecimentos similares.
Para ingressar na ilha é preciso apresentar o teste de identificação da COVID-19, realizado 48 horas antes do embarque. É preciso ficar atento, pois as empresas aéreas reduziram o número de voos para lá. Atualmente são sete da empresa Azul e quatro da empresa Gol.
Vamos marcar sua viagem?
Diante de tudo o que apresentamos aqui bateu aquela enorme vontade de conhecer a ilha, não é mesmo? Entre em contato com nossa equipe que vamos te apresentar as facilidades que preparamos: relacionamento@bigdream.com.br ou (54) 99266-0008.
Galeria de Imagens
CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS
Reserve sua viagem ou tire sua dúvida
Fale Conosco
Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.